VITAL apresenta novo projeto em evento no Hospital de Clínicas

Na última terça-feira (30) a VITAL participou do Evento HEALTH CONNECT realizado em cooperação entre o SEBRAE e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O objetivo do evento foi promover conexões entre as empresas locais com produtos e serviços voltados para a área de saúde com o HCPA.

O Diretor Administrativo do Hospital, Sr. Jorge Bajerski destacou em sua fala que o Clínicas já vem trabalhando em parceria com empresas locais buscando o desenvolvimento de soluções para as demandas do dia-a-dia do Hospital, e destacou a importância deste evento com apresentação das empresas pois pode alertar a equipe sobre oportunidades de melhoria que ainda não foram identificadas ou que eles nem imaginavam ser possíveis de serem resolvidas de tal forma com as tecnologias apresentadas. No total, 13 empresas apresentaram pitches de 5 minutos expondo suas soluções para as demandas do hospital.

No evento, a Coordenadora de Suprimentos do HCPA, Sra. Simone Mahmud, apresentou seis problemas selecionados pelas equipes do hospital como pontos críticos de necessidade de soluções. Dentre os temas apresentados, o primeiro deles foi referente á adesão, controle e monitoramento da higiene de mãos de acordo com os protocolos de prevenção e controle de infecção do HCPA.

Dentro deste tema, os sócios da VITAL, Juliana Hoch e Eduardo Rodrigues, apresentaram o novo projeto da empresa que se apresenta como um grande aliado no controle de infecção e prevenção da contaminação cruzada – o LEITO CONCEITO.

O projeto se baseia em um serviço de adequação de leitos e unidades cirúrgicas com materiais contendo tecnologia antimicrobiana em diversos produtos do leito. Através da substituição dos produtos pelos produtos com a tecnologia da VITAL foi possível reduzir em mais de 90% a carga bacteriana nos testes realizados em laboratório.

Atualmente o projeto está iniciando uma validação in loco, em Hospital municipal da região, e foi proposto na ocasião a instalação de um leito Conceito piloto no Hospital de Clínicas, para monitoramento e aprimoramento dos produtos, afim de aumentar a biossegurança do paciente, e também dos profissionais de saúde que diariamente estão expostos a situação de risco de contaminação pelo exercício do trabalho.