Vinagre e limão? Saiba como prevenir o limo e fungos de banheiro

Não é novidade que umidade e banheiro são um prato cheio para o desenvolvimento de microorganismos, certo? 

Além de ser um local de alta proliferação de bactérias, e fungos inerentes às necessidades fisiológicas do ser humano, o banheiro é um local muito aconchegante para esses bichinhos se multiplicarem.  
Apesar de terem escala microscópica, quando ocorre uma proliferação elevada,  podemos ver a olho nú alguns deles, como por exemplo, o  LIMO e os FUNGOS.  

Fungos, ou popularmente apelidados de “mofo” são microorganismos que adoram umidade, e acabam se multiplicando, causando desconforto visual pelo aparecimento de manchas em azulejos, rejuntes e forro de banheiro, geralmente ocasionados pelo acúmulo de água nas superfícies. Outra tipo de mancha muito comum é causada pelo desenvolvimento de limo, devido a presença de algas que se alojam em superfícies minerais porosas como o rejunte dos azulejos. 

Um vilão muito comum na distribuição e proliferação de bactérias,  fungos e algas é o vaso sanitário. Quando “damos a descarga” após a sua utilização, principalmente com a tampa aberta, ocorre o espalhamento de diversas gotículas de água contaminadas. Estas gotículas repousam sobre os móveis, paredes, tecidos como toalhas e tapetes, e qualquer outra coisa que esteja minimamente exposta (até mesmo na escova de dente!). 

Limpezas periódicas com produtos químicos desinfetantes, água sanitária entre outros, ajudam a prevenir a proliferação desses microorganismos. Receitas caseiras como suco de limão, vinagre e bicarbonato são passadas de geração em geração, mas não evitam o problema “na raiz”. Além disso, muitos banheiros não são ventilados, e acumulam muita umidade - o que dificulta o processo de higienização. 

COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO NESTES CASOS?

A VITAL possui soluções antimicrobianas que reduzem a proliferação de bactérias e fungos que podem ser adicionadas em produtos plásticos como as lixeiras e assentos de vaso, também nos rejuntes e azulejos do banheiro. Outra possibilidade é o uso desses antimicrobianos nas tintas das paredes e teto, vernizes para armários, entre outros. 

Quer saber sobre as soluções da VITAL?
 Envie uma mensagem para contato@produtosvital.com