Entendendo a nanotecnologia

Nanotecnologia é o termo utilizado para descrever o entendimento, a criação, manipulação, e controle da matéria em escala nanométrica (atômica e molecular). Um nanômetro (abreviado como nm) é um metro dividido por um bilhão de partes. Para se ter uma idéia, o diâmetro de um fio de cabelo é cerca de 100.000 vezes maior que um nanômetro.

Através da nanotecnologia, é possível desenvolver materiais e componentes melhores e mais estáveis a partir dos átomos, pois os materiais trabalhados nas escalas métricas que conhecemos se comportam de maneira diferente em nanoescala. Líquidos, sólidos e gases manipulados em nanoescala podem se tornar mais reativos, alterar propriedades como condução de calor e eletricidade, mudar de cor, aumentar sua área superficial de contato, entre outros fenômenos.

A nanotecnologia trabalha muito fortemente no desenvolvimento de soluções para tratamento de doenças e alternativas que diminuem os impactos ao meio ambiente, e atua no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas de pesquisa como engenharia de materiais, eletrônica, ciência da computação, energia, alimentos, etc.

Um dos exemplos mais comuns de uso da nanotecnologia são as películas finas produzidas para celulares, óculos, computadores, câmeras, janelas e outras superfícies agregando propriedades como impermeabilidade, antirreflexo, autolimpeza e resistência a raios ultravioleta.

A nanotecnologia também vem contribuindo fortemente para a produção de aditivos e materiais com propriedades antimicrobianas, focada em aplicações industriais, hospitalares, cosméticas e residenciais.

A VITAL possui soluções nanotecnológicas que podem agregar ainda mais valor aos seus produtos e processos.

Quer saber mais sobre as possibilidades da VITAL para sua empresa?

Envie uma mensagem para contato@produtosvital.com